segunda-feira, 16 de junho de 2008

Objecto não identificado atrás do Discovery


Peritos ponderam a hipótese de ser um elemento do escudo térmico
2008-06-13


Os astronautas do vaivém espacial norte-americano Discovery viram um objecto não identificado a flutuar nas traseiras da aeronave e uma saliência no "aileron" de estabilização, informou a NASA.
A NASA considera que se pode tratar de um elemento do revestimento de protecção térmica, cuja perda "não inspira preocupação" para a aterragem.

A NASA divulgou a imagem do objecto

"Não precisamos dele para reentrar (na atmosfera) e aterrar", precisou William Jeffs, porta-voz da NASA em Houston, Texas.
"Depois de um teste de rotina dos reactores de direcção, na véspera da aterragem, a tripulação deu conta de um objecto rectangular de 30 a 45 centímetros de comprimento a afastar-se da porção traseira da asa direita", refere um comunicado da agência espacial dos Estados Unidos.
"A tripulação descreveu também o que classificou de 'bossa' no lado direito do aileron do Discovery. Peritos no solo estão a examinar as imagens e o vídeo do objecto e da bossa, enquanto que a tripulação continua os preparativos para a aterragem, no sábado", na Florida.
Imagens divulgadas pela televisão mostram um objecto branco e brilhante num fundo de céu azul.
O Discovery deverá aterrar sábado em Cabo Canaveral, no termo de uma missão de 14 dias no espaço que permitiu levar até à Estação Espacial Internacional (ISS) o principal módulo pressurizado do laboratório científico japonês Kibo.

Sem comentários: