quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Esta noite há estrelas no céu


É altura de polir telescópios, binóculos, lunetas. Ou simplesmente de arregalar os olhos. Isto se as condições meteorológicas o permitirem: uma noite sem nuvens e de lua nova, de preferência. A chuva de meteoros conhecida como Leónidas atinge o seu pico na madrugada de hoje e será possível ver cerca de 20 meteoros por hora a cruzar os céus.

O ano não se compara ao de outros picos, como em 2001, por exemplo, dizem os blogs de astrónomos amadores, em que já se contaram centenas deles a cada hora que passava. Mas é um espectáculo celeste a ter em conta.

As chuvas de meteoros estão identificadas, na maior parte dos casos, «com restos deixados por cometas e que passam, periodicamente, por uma zona do espaço» e se cruzam com a nossa atmosfera, explica Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). As Leónidas estão associadas ao cometa Tempel-Tuttel e são visíveis no Hemisfério Norte em meados de Novembro.

Este não é, no entanto, o último fenómeno deste género que pode ser visível em 2010. As Gemínidas poderão ser vistas na máxima intensidade a 14 de Dezembro e as Úrsidas (menos intensas) a 23. Desde que o céu esteja limpo, evidentemente.

O site do OAL tem um calendário destes fenómenos em www.oal.ul.pt , através do link dados astronómicos . Chegado aí, o cibernauta deve escolher outros elementos e enxames de meteoróides para assinalar as datas devidas do programa de festas.

ricardo.nabais@sol.pt

Sem comentários: