segunda-feira, 7 de março de 2011

Discovery despede-se de vez do Espaço e regressa à Terra

O vaivém espacial norte-americano Discovery está de regresso à Terra, depois de uma missão de oito dias na Estação Espacial Internacional (EEI), a última que o histórico aparelho da NASA efetuou no Espaço em 27 anos.
Segundo as agências internacionais, o Discovery retirou-se hoje das plataformas da EEI, a 355 quilómetros de distância, e está prevista a chegada à Terra na quarta-feira com seis tripulantes a bordo.
Este é o mais velho dos três vaivéns que a NASA colocou no Espaço nos últimos anos, juntado-se ao Endeavour e ao Atlantis, tendo somado mais de 230 milhões de quilómetros nas 39 missões ao Espaço e o seu destino final será agora um museu.
Numa mensagem deixada através da rede social Twitter, o comandante da Estação Espacial Internacional, Scott Kelly, assinalou a partida do Discovery sublinhando que foi um vaivém "grandioso, que apoiou a EEI mais do que qualquer outro aparelho".
Na última viagem do Discovery à EEI, os astronautas puderam levar toneladas de material e incluir um novo módulo permanente para armazenamento.
A chegada do Discovery ao Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, está marcada para quarta-feira, às 16:58 (hora de Lisboa).

Sem comentários: