segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

asteróide 2012 DA14


Representação da NASA do asteroide a caminho da Terra
Representação da NASA do asteróide a caminho da TerraFotografia © NASA

asteróide 2012 DA14 atravessou hoje o céu em Sumatra, Indonésia, a apenas 27.860 quilómetros de distância da Terra, tendo a maior aproximação acontecido às 19:24, hora de Lisboa, anunciou a agência espacial americana NASA.

asteróide  com cerca de 45 metros e 130 mil toneladas de peso, é o objeto espacial de maior dimensão que se aproximou mais à Terra desde que a NASA começou, há mais de 50 anos, a seguir o rastro dos asteróides.
A maior aproximação aconteceu quando os relógios em Portugal marcavam 19:24.
Em observatórios astronómicos de várias partes do mundo foi seguido o trajeto do asteróide  visível em países da Europa, África e Ásia mas, principalmente, na Austrália, onde amanhecia na altura em que a rocha espacial passou.
"Os asteróides e os meteoritos contêm material muito diferente daquele existente na Terra. Eles são os blocos de construção do universo", explicou à Agência Efe Joel Blum, professor da Universidade de Michigan.
O 2012 DA14 foi detectado há um ano por astrónomos no observatório La Sagra, em Maiorca, e é do tamanho de metade de um campo de futebol.

Sem comentários: