domingo, 18 de janeiro de 2009

Espectáculo cósmico em 135 países

Nebulosa Gemini
O Ano Internacional da Astronomia terá iniciativas durante os 365 dias do ano. Sob o lema "Descobre o teu Universo", o AIA 2009 mobiliza na sua organização milhares de astrónomos profissionais e amadores de 135 países.
Em Portugal, entre observações, exposições, debates, "workshops", concursos e edições de livros, vão acontecer milhares de eventos em 2009 - ver em www.astronomia2009.org
E mais de 230 instituições - centros de investigação, sociedades e associações científicas, observatórios astronómicos, planetários, museus de ciência, escolas e autarquias - estão associadas ao AIA 2009.


1. Eventos globais
- "Grupo de Física Solar": este grupo fez no dia 1 de Janeiro uma campanha mundial envolvendo 30 países e 150 eventos, onde astrónomos montaram telescópios nas ruas e centros de ciência para o público em geral poder observar o Sol.
- "Diário Cósmico": tem um site oficial em www.cosmicdiary.org e mostra-nos a rotina diária de astrónomos profissionais.
- "365 dias de Astronomia": publica um "podcast" por dia em http://365daysofastronomy.org
- "100 horas de Astronomia": vai acontecer entre 2 e 5 de Abril e pretende ter o número máximo de pessoas a espreitar por um telescópio tal como Galileu o fez há 400 anos. Terá ainda actividades de divulgação e "webcasts" ao vivo em www.100hoursofastronomy.org
- "Da Terra para o Universo": colocação de imagens astronómicas de grandes dimensões em locais não convencionais em mais de 30 países. Em Portugal poderão ser vistas em MUPI nas ruas e em exposições.
- "The World at Night": exposições e eventos educativos com fotos e videos de paisagens onde surge o céu estrelado.
- "Dark Skies Awareness": sensibilizar o público para o problema da poluição luminosa nas áreas urbanas. Em Portugal o evento será promovido durante a "Noite da Astronomia", no dia 15 de Julho, em que as luzes da zona central de várias cidades serão desligadas durante algumas horas. Ver em www.darkskiesawareness.org
2. Projectos nacionais
- Participação nacional nos eventos globais.
- "Workshops" para professores por todo o país.
- Concurso de Astronomia Artística para alunos do ensino básico e secundário.
- Publicação da versão portuguesa do livro "Sidereus Nuncius" de Galileu Galilei, onde ele relata algumas das suas primeiras observações astronómicas.
- "E agora eu sou Galileu", uma iniciativa em que se vão reproduzir por todo o país as observações de Galileu.
- Série de selos dos CTT alusiva à astronomia.
3. Eventos celestes a não perder
- 22 de Julho: o maior eclipse total do Sol do século XXI, com a duração de 6 minutos e 39 segundos, visível num estreito corredor que passará pela Índia, Bangladesh e China.
- Meio de Outubro: Júpiter será visível durante o crepúsculo do Hemisfério Norte.
- Meio de Novembro: forte chuva de meteoros, com cerca de 500 estrelas cadentes por hora.

Sem comentários: