sábado, 17 de outubro de 2009

As mais recentes descobertas do HARPS

Instrumento de alta resolução procura planetas semelhantes à Terra


Na próxima segunda-feira, uma equipa internacional de investigadores, da qual faz parte Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), vai anunciar em conferência de imprensa as mais recentes descobertas do HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher).

A iniciativa a decorrer no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret tem início às 12h45. Para além de Nuno Cardoso Santos, vão também estar presentes Stéphane Udry (Observatório de Genebra) e Xavier Bonfils (Laboratório de Astrofísica de Grenoble). Aos investigadores presentes no Porto, junta-se em videoconferência, a partir da Alemanha, Henri Boffin do Observatório Europeu do Sul (ESO).

O HARPS é um instrumento único, com um espectrógrafo de alta precisão, construído para procurar planetas semelhantes à Terra, à volta de estrelas do tipo solar. Está instalado no telescópio, no Observatório de La Silla do ESO, situado no Chile.
Cardoso Santos é responsável pela equipa de investigação «Origem e Evolução das Estrelas e Planetas» do CAUP, desenvolvendo estudos na área dos exoplanetas (planetas extra-solares). O investigador lidera ainda o consórcio português envolvido no projecto ESPRESSO (Echelle SPectrogaph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations) para o ESO, que tem por objectivo procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.
O anúncio realiza-se no âmbito da conferência «Towards Other Earths- Perspectives and Limitations in the ELT Era» que se realiza entre segunda e terça-feira, na cidade do Porto.


Picture Gallery:

Press Releases:
http://www.eso.org/public/outreach/press-rel/
Events:
http://www.eso.org/public/events/
Paranal:
http://www.eso.org/paranal
La Silla:
http://www.ls.eso.org/
VLT and La Silla Instruments:
 http://www.eso.org/sci/facilities/
Phase 1 and Phase 2 Proposal Preparation:
 http://www.eso.org/sci/observing/
Data Processing and Products:
 http://www.eso.org/sci/data-processing/
Science Activities:
http://www.eso.org/sci/activities/

Sem comentários: