quarta-feira, 14 de outubro de 2009

«Beleza e dinâmica do mundo» em ciclo de conferências

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia 2009, arranca amanhã na Fundação Gulbenkian o novo ciclo de conferências «Nas Fronteiras do Universo». O tema desta primeira conferência, proferida por Alfredo Barbosa Henriques, é «O Universo de Einstein» e tem lugar às 18h00, no Auditório 2.

O físico e investigador do Centro Multidisciplinar de Astrofísica (Centra), da Universidade Técnica de Lisboa, vai abordar o contributo fundamental para a Cosmologia do autor da Teoria da Relatividade e da equação E=mc2, uma das mais famosas da história da Física.
Passados 400 anos da primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, a Gulbenkian organiza estas conferências, “dar a conhecer a todos o mundo em que vivemos, a sua beleza e a sua dinâmica, mas também o entusiasmo e a imaginação daqueles que diariamente interrogam e questionam as suas fronteiras”, diz João Caraça, director do serviço de Ciência desta Fundação.
Em colaboração com a Associação Cientistas no Mundo e o Centro Ciência Viva de Constância, a Fundação vai receber mensalmente, até Fevereiro de 2010, personalidades da área científica para o desenvolvimento de temas relacionados com Astronomia.
O ciclo prossegue em Novembro com a conferência «Da Ilha do Príncipe aos Confins do Universo», que tomará como ponto de partida a expedição que levou Eddington à Ilha do Príncipe, para fotografar o eclipse total do Sol que ocorreu a 29 de Maio de 1919.
Este registo permitiu ver que os raios de luz se curvavam na presença de matéria de grande densidade, um resultado que ia ao encontro da previsão de Einstein e que constitui um primeiro reconhecimento na comunidade científica da sua teoria.

Sem comentários: