quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Espanha descobre novo cometa depois de 77 anos

A União Astronómica Internacional (IAU) baptizou o corpo celeste de 2009QG31La Sagra

O Observatório Astronómico de Maiorca, Espanha, encontrou um cometa desconhecido. A notícia é duplamente importante pois, além de ser um novo achado, é a primeira vez desde 1932 que se faz em Espanha a descoberta de um cometa.







Este corpo celeste de 12 mil quilómetros de diâmetro (quase o tamanho da Terra) foi detectado em flagrante, admitem os astrónomos, a 170 milhões de quilómetros, na constelação de Aquário. Este «flagrante» deu-se pelo facto de o cometa se aproximar do sol a cada 6,77 anos.

O cometa tem um núcleo que mede entre dois e três quilómetros e deixa atrás de si um rasto de pó e gás de 12 mil quilómetros de diâmetro pois a radiação solar provoca a sua desintegração. A União Astronómica Internacional (IAU) baptizou o cometa como 2009QG31La Sagra.

A descoberta foi feita a partir da estação sofisticada de telescópios que o Observatório Astronómico de Maiorca tem em La Sagra, na Serra de Granada, e que se dedica ao rastreio de corpos menores do sistema solar (principalmente asteróides que se aproximam da Terra).

Sem comentários: