sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Projéctil da NASA colide com a Lua para descobrir água

A NASA lançou hoje de encontro à Lua um projéctil de 2,3 toneladas. O objectivo é descobrir, através deste impacto, se existe água no satélite natural da Terra.





Às 12.31, hora portuguesa, o projéctil Centaur embateu a grande velocidade numa cratera da Lua; quatro minutos mais tarde, a sonda LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite), chocou com o solo na cratera Cabeus. Apesar do impacto, os instrumentos a bordo poderão determinar a composição da matéria projectada pelo choque e analisar eventuais vestígios de água.

Outra sonda, a LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), lançada em Junho juntamente com a LCROSS a bordo do foguetão Atlas V, deverá traçar um mapa detalhado da Lua. As duas sondas separaram-se após o lançamento, e a LRO colocou-se rapidamente em órbita do satélite da Terra, enquanto a LCROSS prosseguiu viagem até à colisão.

Os dois aparelhos fazem parte da missão preparatória do programa 'Constellation', que tem por objectivo o regresso americano à Lua em 2020. No entanto, uma comissão de especialistas nomeada por Barack Obama já colocou objecções a esta meta, devido às elevadas quantias que deverão ser investidas.

Sem comentários: