quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Impacto de foguetão na Lua transmitido em directo

Projecto da NASA pode amanhã atingir o seu objectivo: confirmar a existência de água no subsolo lunar

O foguetão do Satélite de Detecção e Observação de Crateras Lunares (LCROSS), da NASA, vai embater amanhã na Lua. Este projecto da Agência Espacial Norte-americana tem como objectivo confirmar a existência de água no subsolo da Lua. O impacto vai acontecer às 11h30 (hora de Portugal continental) e terá transmissão em directo on line na NASA TV.

O local do impacto será a cratera Cabeus, perto do pólo sul lunar. A NASA vai conduzir o LCROSS e o seu foguetão Centauro para o solo da cratera o que proporcionará um espectacular duplo impacto.
A emissão da NASA tem início às 10h15. A primeira hora vai ser preenchida com comentários de especialistas, reportagens do estado da missão e apresentação de imagens das câmaras do satélite.
O impacto está programado para as 11h30. O foguetão Centauro vai “atacar” a superfície lunar e transformar 2200 quilogramas de massa e 10 mil milhões de joules de energia cinética num clarão de luz e calor.
Os investigadores esperam que o impacto expele uma nuvem de detritos que alcancem os 10 quilómetros de altura.
Mesmo em cima do acontecimento, a nave mãe vai fotografar a colisão e depois voar em direcção aos fragmentos.

Os espectrómetros que estão dentro da nave analisarão a nuvem para tentar encontrar sinais de água (H2O), fragmentos de água (OH), sais, argilas, minerais hidratados e moléculas orgânicas. A sonda vai acabar por embater também contra a superfície lunar.


Tony Colaprete, o investigador principal da missão afirma: “Se existir água ou outra coisa interessante, vamos encontrá-la”.

Sem comentários: