quarta-feira, 21 de outubro de 2009

NASA descobre planeta com moléculas orgânicas

Os cientistas da agência espacial NASA, detectaram moléculas básicas necessárias para a existência de actividade biológica num planeta gasoso, externo ao Sistema Solar.

De acordo com o centro tecnológico norte-americano Jet Propulsion Laboratory (JPL), este pode ser um grande avanço na descoberta de planetas onde é possível existir vida.

A agência espacial emitiu um comunicado onde explicita que o planeta não é habitado mas possui actividade química que, caso ocorresse num planeta rochoso como a Terra, poderia indicar a presença de vida.
"Este é o segundo planeta, fora do Sistema Solar, onde conseguimos descobrir água, metano e dióxido de carbono, elementos vitais para que existam processos biológicos em planetas habitados", clarifica Mark Swain, cientista do JPL, acrescentando que a a detecção destes compostos em exoplanetas "coloca a possibilidade de encontrar moléculas similares às responsáveis pelo aparecimento de vida".
O planeta foi identificado como HD 209458b, um corpo gasoso maior que Júpiter, encontrando-se em órbita de uma estrela a 150 anos-luz, na constelação de Pégasus.
Em Dezembro de 2008, os cientistas do JPL tinham já descoberto dióxido de carbono num exoplaneta gasoso do tamanho de Júpiter, o qual recebeu o nome HD 189733b.
A presença de moléculas orgânicas foi detectada com uma câmara de infravermelhos existentes no telescópio espacial Hubble. O espectrómetro existente noutro satélite, o Spitzer, mediu a quantidade de moléculas existentes.

Sem comentários: