segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Missão da ESA com participação portuguesa

A Agência Espacial Europeia (ESA) lança o satélite SMOS, a 2 de Novembro, que foi desenhado especialmente para avaliar a hidratação dos solos e medir a salinidade dos oceanos. Uma empresa portuguesa participa nesta importante missão. O lançador russo Rockot deverá partir do cosmódromo de Plesetsk à 1:50 (hora de Portugal).


O SMOS, a missão da água, é o primeiro satélite desenhado para mapear a salinidade à superfície do mar e monitorizar a hidratação do solo numa escala global, contribuindo assim para a compreensão do ciclo da água na Terra. O Proba-2 fazer demonstrações em órbita de 17 tecnologias avançadas, no âmbito da observação solar.

Há seis anos que a empresa portuguesa, Deimos Engenharia, trabalha no projecto da ESA, sendo responsável pelo conceito, implementação teste e validação do Protótipo do Processador de Dados de Nível 1 (L1PP – Level 1 Processor Prototype).
O processamento de Nível 1 é responsável por receber os dados em bruto do satélite, calibrar as medições, reconstruir as imagens obtidas e projectá-las no globo terrestre. A empresa participou ainda no simulador de dados para a missão e nos algoritmos de reconstrução de imagem para o Processador Operacional e o Processador em Tempo Real.
Ficará também a seu cargo o tratamento de dados do satélite durante os primeiros seis meses da missão, altura em que quer o instrumento quer os modos de reconstrução da imagem estarão a ser testados. Para esta tarefa, a empresa destacou três dos seus engenheiros para o ESAC (European Space Astronomy Centre), em Villafranca, (Madrid).
O lançamento será transmitido em directo, com imagens de qualidade, a partir das salas de controlo de missão no CNES/Toulouse, em França, de Plesetsk e ainda da estação de terra da ESA, Redu, na Bélgica.

Sem comentários: