quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O voo perpétuo de Júlio Verne

Aeronave dará volta ao Mundo em 25 dias usando apenas energia solar



A aeronave «Solar Impulse» já está a ser desenvolvida desde 2003 e tem 70 colaboradores envolvidos na projecção deste revolucionário avião solar que usará como único combustível, de dia ou de noite, a energia do Sol.

O projecto foi considerado pela Comissão Europeia como um marco de desenvolvimento sustentável, já que vai reduzir o impacto ambiental causado pelas energias fósseis – voa de forma autónoma, sem combustível nem poluição.
Pesa o equivalente a um automóvel, 1600 quilos, tem 21, 85 metros de comprimento e 6,40 de altura; já as asas têm 63,40 metros, com 11 628 placas solares. O avião solar ainda apenas voou em ambiente virtual, mas já tem previsto uma volta ao mundo, inauguradora, para 2011. Para a viagem, cada piloto fará voos de cinco dias ininterruptamente, a 70 quilómetros por hora.
Apresenta um desenho bastante futurista e, para a construção, foram utilizadas tecnologias avançadas e materiais inteligentes que estimulam a investigação científica, no campo de estruturas de compósitos. Utilizaram-se especialmente plásticos ultraleves e baterias de lítio.
Há dez anos, após 19 dias, 21 hora e 47 minutos no ar, o balão de Bertrand Piccard e Brian Jones aterrou no deserto egípcio e terminava uma viagem em torno do globo. Inspirados na Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne, chegaram com apenas 40 quilos das 3,7 toneladas de líquido propano que levaram. Contudo, ainda não satisfeitos, Bertrand Piccard e Brian Jones prometeram repetir a circum-navegação sem combustível nem poluição e assim nasceu o projecto «Solar Impulse».

Combinação de energia

A questão da energia é determinante. As 12 mil células fotovoltaicas estão inseridas em 130 micro monocristais de silício. Contudo, o avião ainda é considerado pesado e exige uma redução drástica no peso, a fim de optimizar a corrente de energia e aumentar o desempenho aerodinâmico.
Vários tipos de energia foram combinados: fótica, para o mecanismo da radiação solar; eléctrica, nas células foto-voltaicas, nas baterias e motor; química, no interior das baterias; mecânica, no sistema de propulsão; cinética, quando o avião aumenta a sua velocidade e termal, devido à fricção, aquecimento, etc.

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