quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Novidades celestes

Entre os meses de Outubro e Julho de 2010, vai realizar-se no Anfiteatro da Escola de Ciências da Universidade do Minho (Braga) um ciclo de colóquios de Física subordinados ao tema: «A Ciência para tod@s».





A iniciativa ocorrerá uma vez por mês e os temas seleccionados são de interesse geral, mas muito em particular para os docentes e alunos interessados em áreas relacionadas com a Física. A participação é livre e contará ainda com um programa de visitas aos laboratórios do Centro de Física, exposições de trabalhos, e outras actividades.
O ciclo de colóquios inicia a sua programação anual amanhã, pelas 14h30, no Anfiteatro da Escola de Ciências da Universidade do Minho em Braga. «O telescópio de Galileu em Portugal» é o título da primeira sessão proferida por Henrique Leitão, da Universidade de Lisboa.

Telescópio de Galileu

As observações telescópicas de Galileu, entre 1609 e 1611, lançaram a Europa num profundo debate científico e cultural. Como foram esses acontecimentos conhecidos em Portugal? Quando se fizeram os primeiros telescópios no nosso país? Que tipo de debates se deram entre nós? Nesta palestra olharemos com algum cuidado para estes assuntos, mostrando o impacto que tiveram na história científica do nosso país.
Curiosamente, como se mostrará, Portugal participou muito estreitamente nestes acontecimentos, tendo desempenhado um papel fundamental na divulgação do telescópio e das novidades celestes. Trata-se de uma página fascinante da história científica do nosso país que convém conhecer um pouco melhor.

Sem comentários: